Pages

quinta-feira, 23 de junho de 2011

1. Introdução

O estudo do livro do Apocalipse faz parte da matéria escatologia, palavra derivada do Grego, resultado da junção de outras duas palavras:

escathos (schaton) último + logia (logos) estudo, discurso, tratado, palavra

Todo estudo da palavra deve ser guiado pelo Espírito Santo. Não deve ser resultado do que pensamos ou achamos, mas produto da direção do Espírito Santo. É Ele, o Espírito Santo, que anuncia o que há de vir

"quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”. (Jo 16:13)

O Apocalipse

Apocalipse: Significa “revelação”, “desvendo”.
Apocalipse vem de duas palavras: a preposição “apo”, com o sentido de afastado, distante, e o substantivo “kakupsis” significando remoção, retirada, revelação, descobrimento.

Estatísticas do Livro do Apocalipse

22 capítulos
404 versículos
12 mil palavras
53 versículos históricos
9 perguntas
10 versículos de profecia cumprida
341 versículos de profecia a se cumprir
285 referências ao Antigo Testamento

O sete é o número predominante: Sete Castiçais, Sete Igrejas, Sete Selos, Sete Anjos, Sete Trombetas, Sete Tronos, Sete Taças, Sete Espíritos de Deus, Sete Estrelas, Sete Lâmpadas de Fogo, Sete Pontas, Sete Olhos, Sete Trovões, Sete Diademas, Sete Cabeças, Sete Pragas, Sete Montes, Sete Reis, Sete Chifres, Sete Cidades e Sete Bem-aventuranças

“Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”. (Ap 1:3)

Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”. (Ap 22:7)

Guardar é o mais importante, mas para guardá-lo é preciso lê-lo e entendê-lo.
Apocalipse significa revelação, ou seja, é do interesse de Deus que os seus filhos saibam como serão os eventos vindouros.

Quem escreveu?

O autor do livro é o Apóstolo João, escrito por volta de 96 d.C., na Ilha de Patmos, na costa ocidental da Ásia Menor, onde fora confinado por decreto do governo romano.

A quem foi destinado?

João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono (Ap 1:4)
O livro do Apocalipse foi endereçado às sete igrejas da Ásia, portanto se trata de uma carta.

Divisão

O próprio texto fornece uma divisão do livro que nos auxilia na sua compreensão.

“Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas”. (Ap 1:19)

Portanto, para melhor compreensão, podemos nos valer de três divisões:

1) As coisas que viste - o Cristo glorificado (10-18), com vestes talares, soberano e apto para julgar.

2) As coisas que são - que dizem respeito à igreja, aquelas que são descritas nos capítulos 2 e 3, onde Jesus mostra a João a atual época em que vivemos, ou seja, a dispensação da graça. O conteúdo das cartas às sete igrejas da Ásia (atual Turquia), revela a situação espiritual em cada época da igreja. Ou seja, os capítulos 2 e 3 representam os sete períodos da história da igreja.

3) As coisas que hão de acontecer depois destas - são as descritas nos capítulos 4 a 22, onde João mostra as questões referentes ao futuro.

2 comentários:

  1. O Apóstolo Joao jah estava bem velhinho quando escreveu o livro do Apocalípse não é? Mas esta data provável, 96d.c me traz a duvida sobre o motivo de ele ter esperado tanto para escrever? Sera que o que ele viu foi nesta época? Só 60 anos depois da ressurreição é que Jesus lhe mostrou tudo o que esta escrito no livro do Apocalipse? Tah bom barbaridade este seminário. Muito Obrigado pela tua doação.

    ResponderExcluir
  2. Como falamos pessoalmente: o texto bíblico afirma que ele estava na Ilha de Patmos, quando recebeu a revelação. Sendo assim, João não reteve a revelação. Fato é que ele já estava no final da sua vida, quando Jesus lhe revelou os tempos dos últimos acontecimentos.

    ResponderExcluir