Pages

quinta-feira, 23 de junho de 2011

2. As Cartas Às Sete Igrejas

Antes de vermos as coisas que hão de acontecer, vejamos primeiro as coisas que são. Ou seja, aquilo que acontecia nos dias de João. Por isso, antes de tudo, devemos ver as cartas às sete igrejas da Ásia Menor:


Cada uma dessas cartas segue o mesmo esboço geral:


1. Nome da igreja
2. As qualificações de quem fala
3. Elogio, aquilo que o Juiz aprova
4. Correção, aquilo que deve ser mudado
5. Ordem para que as igrejas ouçam e façam
6. Promessa ao vencedor
7. Menção da segunda vinda de Cristo e seu efeito sobre determinada igreja


A Igreja de Éfeso (Ap 2:1-7)


Éfeso significa “desejável”, era a metrópole política e comercial da província da Ásia. Cidade marítima, seu porto era o mais importante da Ásia, por esse motivo estava sempre em contato direto com as pessoas e culturas de várias partes do mundo. Estava exposta também, a influência do mundo por parte dos visitantes que recebia de vários lugares. Havia ali, numerosos cultos pagãos, entre os quais o da “Deusa Diana” (At 19:24,40). Ela foi bem instruída e estabelecida na doutrina bíblica. Paulo fez de Éfeso um centro de discipulado, e ensinou durante três anos a partir dessa cidade (At 19:10; 20:31; 20:27).


1. Uma Igreja protocolar


"(2) Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; (3) e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer".


2. Uma Igreja que abandonou a devoção


"(4) Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor".


3. Uma Igreja convocada ao arrependimento


"(5) Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas".
A igreja de Éfeso representa o esfriamento da igreja do primeiro século da era cristã.


A Igreja de Esmirna (Ap 2:8-11)


Smirna significa amargura. Era uma cidade fortemente dominada pelo culto ao imperador Romano. Todo cidadão tinha obrigação de reverenciar e queimar incenso a César. A conseqüência imediata por se deixar de cumprir esse mandamento era a morte. Era uma Igreja perseguida, os crentes se encontravam em permanente pressão por não aderir aos costumes pagãos que reinava em sua sociedade. Ela representa o período dos anos 100 a 312 d.C.


1. Uma igreja cujos valores espirituais estavam acima dos valores desse mundo


"(9) Conheço a tua tribulação, a tua pobreza, mas tu és rico, e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás".


2. Uma igreja perseguida por sustentar sua conduta


"(10) Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida".
De 64 a 305 d.C., 10 imperadores romanos reinaram. O último imperador desse período foi Diocleciano. Ele perseguiu o povo por 10 anos, tentando os fiéis para que eles viessem a se corromper e negar a sua fé.
A Perseguição de Diocleciano foi a última, a maior e a mais sangrenta perseguição oficial ao cristianismo.


3. Uma igreja que faz da promessa a sua razão de viver


"(10) ... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (11) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte".
Segundo os historiadores, a perseguição de Diocleciano fez com que a igreja se tornasse mais forte, inclusive sua esposa e sua filha se tornaram cristãs.


A Igreja de Pérgamo (Ap 2:12-17)


Pérgamo significa “casamento”. Representa a igreja mundana, identificada com os valores seculares, expressada na igreja dos anos 313 à 600 d.C quando se deu a união da igreja com o Estado, com a adesão de Constantino, novo imperador romano, ao cristianismo.


1. Uma igreja sob a influência do maligno


"(13) Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita".
Em Pérgamo foi construído um templo ao imperador de Roma. Tornou-se um centro intelectual do seu tempo, considerada uma cidade progressiva. O acervo de sua biblioteca com mais de “duzentos milhões” de volumes, perdia apenas para a gigantesca biblioteca de Alexandria.


2. Uma igreja dominada pela razão


"(14) Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição".
Balaão usou a razão , a lógica humana, para derrubar o povo de Deus. Abandonaram a fé e se estribaram na razão. Aqui vemos Deus condenando o racionalismo que dominou a igreja, a interpretação da doutrina pelo racional e não pela revelação.


3. Uma igreja dominada pelo poder humano


"(15) Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas".
Nicolaíta em grego é composto de duas palavras: “Nikao” que significa “Conquistar” e “Laos” que significa “Povo Comum”.
A igreja de Pérgamo rendeu-se ao poder da influência e política eclesiástica.


4. Uma Igreja chamada ao arrependimento


"(16) Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca. (17) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe".


As Pedrinhas Brancas


1. Nos tribunais, os juízes tinham “pedrinhas brancas” e pretas. Se o acusado recebia uma pedrinha preta, estava condenado; se branca estava livre ou perdoado.


2. Nos jogos públicos os vencedores recebiam pedrinhas brancas com seus nomes gravados nelas, isso lhes dava direito a auxilio do governo pelo resto da vida.


3. Pedrinhas eram fornecidas para livre trânsito em certas regiões, situações e reuniões. Era o passe, a “entrada livre”. Novo nome significa a renovação interior que torna digno dele.


A Igreja de Tiatira (Ap 2:18-28)


Tiatira significa “quem sacrifica sempre”. Ela representa a igreja dos anos 600 a 1517 d.C, quando aconteceu a reforma protestante.


1. Uma igreja pressionada pelo sistema econômico


A cidade tinha grandes associações comerciais de artesãos. Os trabalhos desses artesãos eram usados também como ornamento na maioria dos cultos aos ídolos nos templos pagãos. Em função do domínio exercido por essas associações, o sucesso de qualquer artifício dependia de fazer ou não parte desse grupo. Pelo fato de lucrarem muito com a venda de seus artigos para os templos. Esses profissionais tinham uma participação extremamente ativa nos cultos aos ídolos. Grande parte do seu sustento dependia do culto pagão. Os componentes das associações, para proteger sua estabilidade financeira, exerciam forte pressão sobre os crentes de “Tiatira”, na tentativa de levá-los à idolatria e a uma vida cômoda.


2. Uma igreja pressionada pelo sistema religioso


"20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras".


A Igreja de Sardes (Ap 3:1-6)


Sardes significa “os que escapam, remanescente”. Era a principal cidade da Lídia, cidade situada no vale de rochedos íngremes, quase intransponíveis, entre o cruzamento das estradas imperiais que ligavam Éfeso, Pérgamo e Esmirna, com o interior da Ásia menor. Embora Sardes fosse uma cidade bem protegida contra invasões, pelas suas cercas, foi conquistada em 546 a.C, por exércitos que escalaram os rochedos. A mesma tática levou a uma segunda queda em 214 a.C. A cidade não havia aprendido com sua experiência passada, a ser vigilante. Ela representa a igreja no período 1517 á 1750 d.C .


1. Uma igreja nominal


"(1) Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto".
O que importa é o estado como estamos, e não o título que temos.


2. Uma igreja chamada a mudar decreto


"(2) Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus".
3. Uma igreja chamada ao arrependimento e à seriedade


"(3) Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti".


A Igreja de Filadélfia (Ap 3:7-13)


Filadélfia significa “Amor fraternal”. Uma cidade da Lídia, estava a 45 Km de Sardes. Antes o lugar onde fora fundada a cidade de Filadélfia não passava de uma área de plantação de videiras e produção de vinho, um centro de culto a Dionísio, o deus do vinho e da fertilidade. Festivais religiosos e jogos faziam parte integral da cultura dessa região, que se localizava em uma colina ampla e baixa, fácil de se defender, mas extremamente sujeito a muitas calamidades naturais. Uma dessas calamidades, foi o grande terremoto de 17 d.C que a destruiu completamente. Ela representa a igreja avivada e missionária, na sua fase a partir de 1750. 


1. Uma igreja que dependia do seu Senhor


"(8) Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome".


2. Uma igreja glorificada pelo seu Senhor


"(9) Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei".


3. Uma igreja aprovada por guardar a palavra


"(10) Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra".


A Igreja de Laodicéia (Ap 3:14-21)


Laodicéia significa “que pertence a laódice”. Uma cidade famosa pelos amplos muros e , como Roma, edificada sobre sete montes. Chamava -se, antes, Diósopolis, cidade de Zeus. Foi ampliada e melhorada por Antíoco II, que lhe pôs o nome de Laodicéia, em honra a mulher, Laodice. Era a principal cidade da província da frigia e por estar situada numa rota comercial muito importante para o mundo de então possuía vários e grandiosos bancos. Era também conhecida por sua indústria têxtil que confeccionava belos tecidos para roupas. Possuía também sua escola de medicina, onde era produzido um ungüento para os olhos.Tinha necessidade de água, um recurso vital para a vida. A água que recebia vinha canalizada de fontes térmicas muitas distantes, ao sul, e chegavam morna, depois de passar pelo canos de pedra. Ela era a igreja morna, e representa a igreja dos dias finais, onde a opinião do povo substitui a palavra de Deus.


1. Uma igreja permissiva


"(15) Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! (16)Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;"


2. Uma igreja arrogante


"(17) pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, ..."


3. Uma igreja sem autocrítica


"(17) ... e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu".
A opinião de Deus a nosso respeito é a verdadeira avaliação


Conclusão


Jesus chama a sua Igreja à responsabilidade, para vivermos em santidade, nos preparando para o arrebatamento, marco do encerramento da dispensação da Igreja.


"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas". (Ap 3:22)

3 comentários:

  1. Relendo e relembrando o seminário, percebi com mais clareza que surpreendentemente posso identificar algumas fases que passei desde quando fui convidado a conhecer a Celula, ate hoje. São fases recheadas das características de algumas das Igrejas da Ásia. Se não estou equivocado e nossa caminhada passa por todas as fases que sãs igrejas passaram, espero que chegue logo a fase da igreja Filadélfia.
    Ta muito bom este Seminário, Parabéns e Obrigado pela tua disposição.

    ResponderExcluir
  2. Em todas as cartas tem uma referencia aquele que 'Vencer'.
    O que significa este 'Vencer'? Vencer sigifica resistir e vigiar até a nossa hora chegar ou Jesus voltar? Vencer é Obedecer?
    Jesus promete recompensas as igrejas que vencerem o mundo?
    Comer da árvore da Vida + Não sofrer a segunda morte + Maná escondido e também uma pedrinha branca + Autoridade sobre as nações e a estrela da manhã + Se vestirá com roupas brancas, e o seu nome do Livro da Vida + Ser coluna do templo do meu Deus.
    Obrigado pela tua Paciência.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, Marks. Vencer significa tudo isso. Mas, sobretudo, creio que "vencer" também é um chamado de Jesus à responsabilidade, um despertamento que nos mostra o valor de lutar.

    ResponderExcluir