Pages

sexta-feira, 15 de julho de 2011

10. Personagens Importantes (3ª Parte)

7. A Marca da Besta   

A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis”. (Ap 13: 16-18)

a)      Fim da privacidade

b)      Controle total da economia

c)       Ápice do poder humano (666)

8. As duas Testemunhas – 

Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco... Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem. Quando tiverem concluído o testemunho que devem dar, a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará, e o seu cadáver ficará estirado na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado... Os que habitam sobre a terra se alegram por causa deles, realizarão festas e enviarão presentes uns aos outros,... Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo; e as duas testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Subi para aqui. E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram”. (Ap 11)

Quem são?

1.   Elias e Moisés – porque se identificam com a profecia

“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor;” (Ml 4:5)

Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem”.  (Ap 11:6)

2. Elias e Enoque – porque não morreram, e voltariam à    terra pagando o salário do pecado.

3. Duas novas testemunhas – com o mesmo Espírito e Ministério de Moisés e Elias.

a)      Profetizarão por três anos e meio – “Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco”

b)      Morrerão e ressuscitarão – “Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo; e as duas testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Subi para aqui. E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram”.

9. A Mulher – 

“Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas.   A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono. A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias”.  (Ap 12:1-5)

a)      A Mulher é Israel – as dores de parto são as perseguições que Israel sofrerá até que o Filho de Deus se manifeste às nações.

b)      Israel será perseguida pelo Dragão – mais uma referência à Besta, que durante um tempo conseguirá enganar Israel, mas depois manifestará o seu caráter diabólico.

c)       O deserto será o lugar de refúgio –Deus protegeu Agar e Ismael no deserto e sustentou Elias durante o seu conflito com Acabe e Jezabel  também no deserto. Moisés fugiu para o deserto quando faraó quis matá-lo. .O povo de Israel saiu da opressão egípcia e foi para o mesmo deserto. Aqui, Deus sustenta a mulher. Observe que o verbo está no plural, (“a sustentem”), dando entender que o Pai e o Filho providenciarão as necessidades da mulher.

10. Os 144 Mil   

“Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel:” (Ap 7:4)

“Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai... São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro; e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula”. (Ap 14:1, 4, 5)

a)      Eles são judeus – Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel: da tribo de Judá foram selados doze mil; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim foram selados doze mil”. (Ap 7:4-8)

b)      Eles pregarão o Evangelho – serão missionários destemidos que concluirão a tarefa de evangelismo

c)       Serão as primícias da Tribulação – “São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro; e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula”. (Ap 14:4, 5)

d)      Conquistarão uma multidão para Cristo “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;... Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,” (Ap 7:9, 13, 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário