Pages

domingo, 3 de julho de 2011

6. A Segunda Vinda, O Tribunal e As Bodas

A Segunda Vinda de Cristo

“Então, sairá o Senhor e pelejará contra essas nações, como pelejou no dia da batalha. Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul”. (Zc 14:3, 4)

Ao final dos sete anos de tribulação, dois terços dos povos da terra estarão mortos  (Zc 13:8, 9), e tudo parecerá perdido , então virá o Senhor com poder e glória, pondo fim ao reinado do Anticristo.

O Tribunal de Cristo

“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”. (2 Co 5:10)


O Tribunal de Cristo será um julgamento pelo qual a Igreja terá que passar, não para a condenação, mas para galardoar a noiva, preparando-a para  as Bodas do Cordeiro. Nesse tribunal não serão julgados pecados, pois estes já foram perdoados e apagados pelo sacrifício de Jesus na Cruz.

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”.    (Ap 22:12)

Os prêmios no Tribunal de Cristo também se referem a algumas coroas (diademas)

1. Coroa da Glória – aos que apascentam o rebanho.

“Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;  nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória”. (1 Pe 5:1-4)

2. Coroa da Alegria – aos ganhadores de alma, aqueles que geram filhos na fé.

“Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor”. (Fp 4:1)

“Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!” (1 Ts 2:19, 20)

3. Coroa da Justiça – aos que aguardam a vinda do Senhor.

“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda”.    (2 Tm 4:7, 8)

Não existe um modo melhor de demonstrarmos que realmente amamos a volta do Senhor, do que lutarmos diariamente pelo estabelecimento do Reino de Deus.

4. Coroa da Vida – aos que sofrem pelo Reino, suportam provas e não negam o nome do Senhor.

“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”. (Tg 1:12)

“Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. (Ap 2:10)

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível”. (1 Co 9:25, 25)

No Tribunal de Cristo, receberemos do Senhor galardão como reconhecimento do nosso esforço. Todo o nosso amor pelo Reino deve produzir frutos que glorificam o nome do Jesus. Certamente,  isso exigirá de nós compromisso total.

Haverá recompensas para aqueles que se dedicarem fielmente ao trabalho do Reino. Todavia, aqueles que fizerem pouco ou mal feito, ou mesmo para se vangloriar, não perderá a salvação, mas sofrerá perdas.

“Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo”. (1 Co 3:12-15)

AS BODAS DO CORDEIRO

Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus”. (Ap 19:7-9)

Após o julgamento das obras de cada crente, depois que cada um receber o seu galardão, a noiva estará preparada para a grande festa, as Bodas do Cordeiro.

“Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá”. (Lc 12:37)

O Senhor mesmo irá servir a mesa nupcial. A festa é toda dele, e nós estaremos assentados e maravilhados nesse evento glorioso. A Igreja estará ornada com vestidos de linho fino, que são os atos de justiça dos crentes. Este será o ápice da vida cristã, pelo qual devemos aguardar com temor e tremor.

Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é”. (1 Jo 3:2)

Um comentário: